O câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo todo e o que mais acomete as mulheres. Felizmente, com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de cerca de 90%. No entanto, o processo de combate pode ser muito devastador, já que em boa parte dos casos é preciso retirar a mama afetada pela doença. Essa é a maior razão que leva à cirurgia de reconstrução mamária.
Os seios são símbolos de feminilidade e têm relação com muitas ideias fundamentais para as mulheres, como a maternidade e a sensualidade, por exemplo. Por isso, ao retirar um ou os dois, é normal que a mulher se sinta mutilada, tenha problemas de autoestima podendo até sofrer de depressão. É por isso que a reconstrução mamária é altamente recomendada e realizada até pelo Sistema Único de Saúde.
Esse procedimento refaz o formato e a aparência da mama, entregando um ótimo resultado. Em alguns casos, a reconstrução é feita junto com a retirada do seio, mas é normal que seja necessária mais de uma intervenção para conseguir o efeito desejado. Por exemplo: é comum que o mamilo seja feito depois, assim como outros ajustes para que o tamanho e formato fiquem perfeitos.
Existem diferentes tipos de reconstrução mamária e a escolha está associada ao procedimento de retirada do seio:
- Prótese de silicone comum: é utilizada quando, na mastectomia (remoção da mama), permaneceu uma quantidade suficiente de pele e gordura para revestir essa prótese.
- Prótese com expansor: é a opção quando não há pele e gordura suficiente. Assim, é implantada uma “prótese vazia”, que vai enchendo aos poucos e esticando a pele graças ao expansor. O dispositivo é retirado quando se alcança o volume
necessário e depois é colocada a prótese definitiva. - Retalho: nas mulheres em que é removida a mama completa, incluindo até a auréola e o mamilo, a reconstrução é feita com pele e gordura de outra parte do próprio corpo. Normalmente, o material necessário é retirado do abdômen. A paciente acaba passando também por uma abdominoplastia, portanto, um procedimento mais complexo.
A recuperação é semelhante à de uma colocação de silicone comum.